Vai praticar longline? Veja essas 6 dicas!

Slackline: benefícios e cuidados que deve-se ter na prática desse esporte
5 de janeiro de 2017
Os 4 principais campeonatos de slackline que devem ocorrer em 2017
Os principais campeonatos de slackline que devem ocorrer em 2017
15 de fevereiro de 2017
Veja tudo

Vai praticar longline? Veja essas 6 dicas!

Manter uma vida saudável e uma prática regular de atividades físicas vem se tornando cada vez mais fácil. São diversas opções e praticar longline, um tipo de slackline, se tornou uma bastante popular. Para aqueles que se interessam pelo esporte, mas não sabem por onde começar, resolvemos fazer esse post com diversas dicas para te ajudar. É só continuar com a gente que você descobrirá todas elas!

1. Entenda como funciona

O desafio é conseguir caminhar em cima de uma fita flexível e estreita que, inicialmente, fica localizada a alguns centímetros do chão. Ela deve ficar presa em alguma coisa fixa no chão como uma árvore ou poste e, de preferência, a prática deve ser realizada acima de locais macios como grama ou areia. Isso evita que as pessoas se machuquem ao se desequilibrarem e cair.

O grande diferencial do longline para o slackline é o comprimento da fita. No long, a fita tem cerca de 20 a 30 metros de comprimento e quanto maior essa distância, mais difícil é de se manter de pé. Outra diferença é a espessura da fita que deve ser de 25 mm podendo ser tubular ou não.

2. Tenha muita concentração

Como o comprimento da fita é maior, você precisará a sua concentração por mais tempo. Uma dica que pode ajudar e fixar o olhar em algum ponto na linha do horizonte. As dificuldades durante o trajeto são maiores quando comparadas ao slack já que o comprimento da fita de longline é maior, o que gera mais balanço e exige grande equilíbrio.

3. Cuide mais do seu condicionamento físico

Como você precisa atravessar uma distância maior, o seu corpo precisa estar preparado para tal desafio. Praticar exercícios de fortalecimento e que ajudem a melhorar o condicionamento cardiorrespiratório são ótimas maneiras de aumentar o seu desempenho no longline.

4. Faça movimentos calculados

Algumas dicas simples podem te ajudar a obter sucesso nessa modalidade. Por exemplo, subir na fita com o pé alinhado com a posição dela é o primeiro passo. Isso ajuda a ter mais apoio e também a perceber um pouco mais sobre como deve ser a distribuição de peso. Quando notar que vai perder o equilíbrio, abra os braços, deixando-os na altura dos ombros.

5. Use o equipamento de jeito certo ao praticar longline

Posicionar a fita da maneira correta é de extrema importância para não correr o risco de se machucar e também para garantir uma boa diversão. Como a fita do longline é mais comprida que a convencional do slack, você pode pedir ajuda a alguém que entenda melhor do assunto ou mesmo, fazer pesquisas na internet.

6. Compre o equipamento adequado

A qualidade do equipamento é fundamental. O fator segurança é essencial e todo o kit, não apenas a fita, deve ser bem resistente. Ele vem com os seguintes itens: protetores de árvores, mosquetes, line lock, fita e braçadeiras.

Já se sente preparado para começar a praticar o longline? Compartilhe conosco as suas experiências com esse esporte e dicas que você possa oferecer a outros praticantes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *