Trickline: tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade

5 Conheça as manobras de slackline intermediário
23 de novembro de 2016
Respire e relaxe: aprenda 5 técnicas fáceis de meditação
29 de novembro de 2016
Veja tudo

Trickline: tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade

Os esportes fazem parte da vida daqueles que desejam manter o equilíbrio físico e mental, visando uma rotina mais saudável e adequada. Apesar de existirem muitas categorias tradicionais, as atividades de aventuras vêm agradando muitos esportistas profissionais e amadores. Sendo assim, é comum existirem diversas espécies que atendem às necessidades e objetivos individuais de cada um. Assim, hoje vamos falar um pouco sobre o Trickline, uma modalidade de slackline mais radical.

O que é Trickline?

O Trickline é uma modalidade que exige movimentos mais extremos de todas as outras do slackline, sendo a única que possui competição, isso consequentemente, faz com que ela se torne muito conhecida mesmo sendo a mais nova criada. O sistema de armação da fita é simples e, geralmente, possui 50 mm com uma catraca que produz tensão. Os movimentos são praticados a partir de 60 cm do chão e as manobras envolvem saltos e equilíbrio extremo.

Por existir torneio, ele contém sua própria federação, WsFed (World Slackline Federation), que promovem campeonatos conforme regras estabelecidas.

A história do Trickline

O slackline surgiu nos meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA quando os escaladores, ao fazer pausa durante a trajetória, esticavam as cordas na horizontal em pontos fixo para caminhar e se equilibrar. Essa é uma modalidade mais radical, o Trickline foi desenvolvido a partir da evolução da pratica do esporte.

Equipamento necessário

O equipamento básico para a prática é uma fita de 50 mm de largura, para proporcionar impulso, facilitando os movimentos e catracas para prender as pontas da corda em locais fixos. Alguns praticantes costumam utilizar aparelhos como capacete e luvas para manobras mais intensas.

Apesar do material ser básico, existem dois tipos utilizados: o estático e o dinâmico (poliamida, comumente webbing tubula), sendo mais elástica.

Principais manobras do Trickline

O atleta costuma realizar muitos movimentos que deixam o exercício mais divertido e difícil de ser praticado. Dentre os movimentos mais realizados neste esporte estão:

1- Equilíbrio

● Drop Knee: A pessoa se abaixa até que seu joelho fique encostado na fita.

●One Foot Lever: O praticante pega a ponta do pé com a mão contrária, por exemplo, a mão esquerda no pé direto.

2- Saltos

Buttbounce: O atleta bate com o quadril na fita, realizando um salto em que ele voltará a se equilibrar em pé.

Backbounce: É realizado da mesma forma que o Buttbounce, no entanto, utilizando as costas.

Buddahbounce: Semelhante aos dois saltos anteriores, porém, dessa vez, o slacker (nome dado ao esportista) faz a posição de Buddah (postura realizada no budismo).

●Backflip: Um mortal para trás com o objetivo de cair em cima da fita ou sair da mesma.

O slackline é muito praticado e vem conquistando seu lugar no mundo dos esportes, criando muitas categorias com o objetivo de agradar cada atleta, com isso, o trickline veio sendo uma das categorias mais conhecidas e promovidas. Se você é praticante e gosta de falar sobre este assunto, então deixe seu comentário no post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *