Slackline: um ótimo exercício para corrigir a sua postura

O número de praticantes de Slackline é cada vez maior. Durante o verão, onde as temperaturas estão altas e a noite demora mais a chegar, ver pessoas se equilibrando em cima de fitas em praças e parques se tornou comum.

Além de ser divertido e causar a sensação de desafio em quem está praticando, essa atividade física traz diversos benefícios à saúde, como correção de problemas de postura, fortalecimento de grupos musculares, além de ser ótimo para a mente do praticante. Confira a seguir tudo sobre o Slackline.

A história do Slackline

O Slackline surgiu em meados dos anos 80 em Yosemite-Valley, Califórnia, inventado por alpinistas que buscavam uma forma de melhorar seu equilíbrio. O termo Slackline significa corda folgada e muitas pessoas comparam o esporte à corda bamba de espetáculos circenses.

O esporte é praticado sobre uma fita flexível de nylon, com aproximadamente 50 milímetros de largura, que pode ser esticada a qualquer altura do chão. O Slackline pode ser praticado em locais fechados ou então ao ar livre, a única necessidade é que os pontos fixos para amarrar a fita tenham uma distância entre 7 e 12 metros.

Os principais benefícios do Slackline

O Slackline proporciona um contato direto com a natureza, trazendo dessa forma benefícios físicos e psicológicos aos praticantes. Confira a seguir alguns deles:

Aumento da autoconfiança

Por ser um esporte que alia equilíbrio e concentração para atravessar determinado trecho sobre uma fita estreita, quanto mais concentrada estiver a pessoa, mais confiante ela será. É sem dúvida, uma forma de potencializar a autoconfiança do indivíduo que pratica o esporte.

Diminuição do estresse

Geralmente o Slackline é praticado entre amigos em ambientes ao ar livre, isso faz com que toda preocupação seja deixada de lado e os praticantes fiquem calmos, serenos, longe de qualquer tipo de estresse.

Fortalecimento muscular

Se manter em pé sobre a fita requer muito mais que equilíbrio e concentração, é necessária ativação de grupos musculares na região abdominal, lombar e também na parte inferior do corpo, como coxas e panturrilhas.

Prevenção de lesões

Como o Slackline fortalece grupos musculares e também articulações, as chances de seus praticantes sofrerem alguma lesão praticamente inexiste. É uma forma divertida e saudável de se prevenir.

Correção de problemas posturais

Sem sombra de dúvidas esse é o melhor benefício da prática do Slackline. Embora possa parecer loucura para alguns, já existem médicos e fisioterapeutas que indicam Slackline para pacientes com problemas posturais.

Como o objetivo do esporte é se manter sobre uma pequena fita que oscila bastante, o equilíbrio é trabalhado basicamente a todo momento. Dessa forma a musculatura responsável pela estabilização da coluna será fortalecida, e como consequência, problemas posturais tendem a ser corrigidos. Há casos de pacientes nos EUA que resolveram seus problemas posturais através da prática de Slackline.

O Slackline é um esporte totalmente acessível e democrático, ou seja, pessoas de diferentes faixas etárias e também com discrepâncias de peso podem praticá-lo sem qualquer tipo de problema. Não há nenhum tipo de contraindicação, pois como foi citado, os benefícios vão desde a diminuição de estresse até a correção de problemas posturais.

E aí gostou do texto? Você já praticou Slackline alguma vez? Como foi a experiência? Conte pra gente, utilizando os comentários.

 

1 Comment

  1. […] Por exigir equilíbrio por parte do praticante, o Slackline faz com que você melhore o tônus muscular das pernas e também fortaleça a região abdominal. Ele ajuda a melhorar e controlar a respiração e pode ser a salvação para quem possui problemas de coluna, já que ajuda a corrigir a postura. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *