Slackline para iniciantes: o que você precisa saber

Aumento da concentração e do equilíbrio, além de melhorar a postura e diminuir o estresse, o slackline é o mais novo queridinho do universo fitness. Esporte novo no Brasil, essa atividade teve início na década de 1980, nos Estados Unidos, porém somente recentemente, em torno de 2010, nas praias do Rio de Janeiro, se iniciou a sua prática em território nacional.

Ganhando cada vez mais adeptos, a prática do slackline é conhecida por conta dos seus inúmeros benefícios à saúde. O esporte possibilita ainda um momento intimista e de diversão para livrar-se da turbulência das tarefas do cotidiano.

Se você pretende se aventurar nesse universo, confira a seguir algumas dicas e informações sobre o slackline para iniciantes.

Escolha a modalidade mais fácil

Como a maioria dos esportes, o slackline possui várias modalidades. Não force a barra, ou melhor, o elástico, e escolha inicialmente as modalidades mais fáceis. Nada de apostar em alturas elevadas ou já tentar, logo de primeira, a realização de manobras. Nesse primeiro momento, o fundamental é conseguir se equilibrar na fita e atravessá-la totalmente. Para amortizar as quedas, procure ambientes com grama ou areia. Colocar colchões também é uma boa ideia para evitar possíveis machucados.

Com o tempo, o domínio sobre a corda será alcançado. Aí, sim, é o momento de arriscar em modalidades mais radicais. Enquanto isso, dê preferência para modalidades próprias do slackline para iniciantes.

Invista em materiais próprios e equipamentos de qualidade

Procure por equipamentos próprios para a prática do esporte. Não se arrisque adquirindo instrumentos inferiores ou que não são específicos para a realização do slackline. Isso pode acarretar lesões sérias. Para definir o material correto, primeiramente é preciso estabelecer a modalidade de slackline que você pretende praticar. Não se engane ao pensar que os equipamentos são iguais; cada modalidade exige materiais diferentes e específicos.

Peça ajuda a um profissional da área ou contrate um educador físico

Mesmo sendo considerado um esporte simples, o iniciante deve ter alguns cuidados. Para indicar o melhor caminho no esporte, solicite a ajuda de um amigo que já está craque no slackline. Afinal, dicas de experts no assunto são sempre bem-vindas. O estudo por meio de vídeos também é uma solução viável, permitindo mais intimidade e conhecimento sobre a prática.

Se tiver grande dificuldade para começar o esporte, contrate um educador físico. O auxílio dele facilitará o processo de aprendizagem e os seus primeiros passos sobre a fita serão garantidos. Não se esqueça: a perfeição vem com a prática. De nada adianta aprender a técnica na teoria e não colocar as mãos na massa, quer dizer, os pés no elástico.

É incontestável que o slackline é um esporte ímpar que oferece benefícios imensuráveis, como aumento da força e fortalecimento das pernas e abdômen, por exemplo. Mas, tão importante quanto os aspectos relacionados à saúde, está a diversão que o esporte oferece, fator que conquistou grande parcela do público atual. Então, aproveite o momento e curta o esporte.

O que achou do conteúdo? Já está preparado para começar a praticar o esporte? Para aprender mais sobre o slackline, clique aqui.

 

1 Comment

  1. […] de caminhar com tranquilidade sobre a fita, é hora de se aventurar nas manobras do slackline. E há movimentos de todos os tipos. Você pode simular um surfe, saltar como o Buda, andar para […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *