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Slackline para entrar em forma

Para algumas pessoas, andar na corda bamba pode significar muito mais do que enfrentar um problema complexo ou passar por uma situação delicada. Os praticantes de slackline, esporte que consiste em se equilibrar em uma fita esticada entre dois pontos fixos, entendem a expressão como um sinônimo para entrar em forma e aliviar o estresse do dia-a-dia.

Começando a praticar

Para praticar o slackline, é necessário adquirir um kit simples com uma fita de poliéster, uma catraca e um par de protetores de ancoragem, também chamados de protetores de árvores. A fita pode ter de 50 milímetros a 1 centímetro de largura e o comprimento é variável.

Essas medidas podem variar de acordo com o nível do atleta e a modalidade que será praticada. Em geral, a montagem é feita em árvores, postes ou outros pontos fixos, com a fita alinhada à altura do joelho do praticante, o que facilita a subida sem a necessidade de apoios.

Inventado por montanhistas americanos nos anos 80, o slackline tem como um de seus trunfos a utilização de uma fita dinâmica, leve e confortável de se usar, o que permite que o exercício se torne mais acessível.

Ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, a atividade geralmente é praticada em sessões de duas horas ao ar livre. Começar a dominar o slackline é fácil: a evolução no desempenho pode ser percebida em apenas uma hora de treino. Passar de níveis intermediários para avançados já requer mais prática.

No entanto, os benefícios para a saúde são inúmeros, mesmo para os iniciantes. Saiba as principais vantagens trazidas pelo slackline para que seu corpo fique em forma:

Encontre o ponto de equilíbrio

Equilíbrio é a palavra-chave para quem quer praticar slackline. À medida em que envelhecemos, perdemos progressivamente a capacidade de nos equilibrar. Dessa forma, tentar se manter constantemente de pé em uma fita estreita serve como um eficiente treino para desenvolver essa habilidade em atletas amadores ou profissionais.

A prática contribui para uma melhor percepção da posição do corpo no espaço, aumenta a consciência da força dos músculos e fibras e treina a habilidade de perceber e identificar os diferentes movimentos do corpo com mais eficiência. Atletas de surfe, snowboarding, ski, skate e escalada costumam praticar o slackline para desenvolver algumas das habilidades exigidas nestes esportes.

Ter um bom equilíbrio corporal pode trazer benefícios como:

  • Reduzir o risco de lesões;
  • Garantir mais segurança nos movimentos do dia-a-dia;
  • Garantir mais segurança nas atividades esportivas;
  • Desenvolver a coordenação e a força dos movimentos.

Queime calorias e perca os quilinhos extras

Além de fazer com que seu corpo fique mais forte e equilibrado, o slackline também provoca a queima de calorias e, consequentemente, contribui para a perda daqueles quilinhos extras. Em uma hora de exercícios, o atleta pode queimar até 200 calorias com a energia que precisa gastar para se equilibrar na fita.

Alguns praticantes em níveis avançados costumam ir além da caminhada sobre a fita, fazendo também saltos e giros. Para esses, o slackline também pode funcionar como uma atividade aeróbica, trazendo benefícios como aumento da capacidade cardiorrespiratória, controle dos níveis de colesterol e melhoria do sistema imunológico.

Entre as partes do corpo mais exigidas na atividade estão os músculos do abdôme, pernas, glúteos e braços. Isso faz com que o slackline se torne uma boa forma de melhorar o tônus muscular.

Refresque sua mente

Os praticantes de slackline também procuram no esporte algumas vantagens que vão além da forma física. A atividade pode ser uma boa fonte de diversão e alívio do estresse.

Para deixar o corpo equilibrado e se manter em pé na fita, os atletas precisam de grande concentração. Isso faz com que a mente direcione o pensamento para longe dos problemas, funcionando como uma válvula de escape para as pressões do dia-a-dia.

O slackline também é uma atividade extremamente descontraída e pode ser praticada junto a amigos e familiares ou até mesmo se tornar um momento de recreação em um churrasco ou uma festa. Ver os iniciantes tentando se equilibrar na fita pela primeira vez poderá garantir boas risadas e contribuir para a redução do estresse.

São muitas vantagens em um único esporte! Pratique o slackline para entrar em forma aproveitando uma atividade ao ar livre, divertida, que deixa o seu corpo e mente saudáveis!

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