Slackline: benefícios e cuidados que deve-se ter na prática desse esporte

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Slackline: benefícios e cuidados que deve-se ter na prática desse esporte

Você provavelmente já viu algumas pessoas andando em cima de fitas em algum parque da sua cidade. A prática do slackline se torna cada vez mais comum no Brasil, conquistando adeptos e apaixonados, já que muitas pessoas acabando se viciando na prática. O que poucas pessoas sabem é que, além da diversão, o esporte tem muitos benefícios (para o corpo e mente) e, de quebra, exige muitos cuidados.

Para conhecer os benefícios do slackline, você não pode deixar de ler essa postagem.

Melhora a postura

Manter-se sobre uma fita não é dos trabalhos mais simples do mundo, concorda? A tarefa de estar equilibrado sobre uma fita de base pequena e que ainda pode oscilar pode ser mais difícil que parece. O resultado de todo esse esforço é um aumento dos músculos que fazem a estabilização, melhorando a postura. Para ter sucesso nesse esporte, você precisa estar com um bom posicionamento para ter equilíbrio, melhorando muito nesse sentido.

Ajuda a desenvolver a força

Por mais simples e divertida que a atividade pareça, ela também promove um grande desenvolvimento da musculatura. O corpo precisa se preparar muito para ter a movimentação correta. O resultado disso tudo é um desenvolvimento de força similar a que acontece no pilates e yoga, fazendo com que o praticante consiga fazer movimentos maiores e com maior intensidade.  

Deixa o abdômen fortalecido

Esse é um dos benefícios do slackline que os praticantes mais gostam. A região abdominal é muito exercitada, pois ela tem um papel crucial na hora do praticante ter equilíbrio. É difícil trabalhar a contração de forma involuntária, mas ao perceber como ela pode influenciar no equilíbrio, você vai notar como ele vai ser fortalecido.

Desenvolve a concentração e autoconfiança

Esse tipo de exercício exige muita concentração, pois apenas um deslize pode representar uma queda. Para ter sucesso, você precisa focar em um ponto fixo e se concentrar em cada segundo. E não é só isso: a prática também pode aumentar a autoconfiança e, conforme você vai reparando o seu progresso, vai aumentando o nível da fita e aumentando o nível de desafios.

Promove o relaxamento e alivia o estresse

A prática de atividades físicas pode ser uma grande aliada na hora de diminuir o estresse. Essa é uma maneira de fazer com que você se concentre e desvincule um pouco da pressão do dia a dia, promovendo o relaxamento. Assim você abstrai o estresse e viver de forma mais leve.

Tome cuidado com as quedas

As quedas fazem parte do processo e acontecem – principalmente no início. Justamente por isso, é bom começar colocando a fita de forma bem baixa para se preservar de possível machucados ou quedas, evitando acidentes.

Pratique em um lugar seguro

Ter segurança na prática de esportes é fundamental. O primeiro ponto a se observar é a colocação das fitas, fazendo com que elas estejam bem amarradas e em lugares resistentes, como árvores fortes ou colunas.

Além disso, é bom procurar se exercitar em ambientes que amorteçam as quedas. Os parques gramados e as praias podem ser ótimas opções, pois assim você fica com mais segurança em caso de uma eventual queda.

Depois de ler todos esses benefícios do slackline e ainda adotar os cuidados que recomendamos aqui, você vai se encantar com esse esporte. Assim fica mais fácil entender porque essa modalidade é um verdadeiro sucesso. Se você gostou do conteúdo e quer continuar acompanhando, então assine a nossa newsletter. Essa é uma forma de garantir tudo diretamente no seu e-mail!

1 Comentário

  1. Angélica disse:

    Tenho interesse em praticar, mais nem sei por onde começar. Se tiver algum grupo, sei la algo que de pelo menos um ponta pé inicial.

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