Slackline: 5 motivos para você começar a praticar agora!

O slackline é uma nova tendência entre as pessoas que gostam de se exercitar e estar em meio a natureza. O esporte nasceu recentemente, mas você provavelmente já viu alguém praticando em algum parque da sua cidade, com cordas amarradas em árvores ou postes. Antes de chegar às cidades, a modalidade era praticada exclusivamente em ambientes naturais. Quer saber mais sobre essa tendência, além de conhecer bons motivos para começar a praticar slackline agora mesmo? Confira!

O que é slackline?

O fundamento desse esporte é se equilibrar em uma fita de nylon (que é muito flexível) e andar sobre ela, desenvolvendo habilidades como o equilíbrio, postura e concentração. A atividade surgiu no final da década de 70 no Yosemite Valley, localizado na Califórnia (EUA). Em um primeiro momento, os escaladores esticavam as cordas de escalada e se divertiam nos tempos livres. Anos mais tarde elas foram substituídas pelas fitas elásticas e tornaram-se um pouco mais largas, o que fez aumentar o número de praticantes.

Benefícios da prática

A prática de um esporte como o Slackline traz muitos benefícios para a mente e para o corpo. Conheça alguns deles:

Equilíbrio e postura corporal

Essa é uma vantagem enorme, pois para se manter sobre uma fita fina e sem estabilidade, é preciso desenvolver bastante equilíbrio. Além de desenvolver uma maior consciência corporal, o corpo também começa a desenvolver os músculos que dão maior estabilidade.

Como consequência do equilíbrio, você também melhora a postura corporal. Tudo isso porque a fita exige do praticante uma postura correta para não cair.

Ganho de força

Um esporte que envolve um esforço muito grande para se manter em equilíbrio faz com que a musculatura seja toda trabalhada, conferindo mais força aos seus praticantes. Os músculos se desenvolvem naturalmente com a prática, tornando mais fácil a aprendizagem de outros movimentos sobre a corda.

Concentração

Os praticantes de slackline revelam que precisam estar 100% concentrados enquanto estão desenvolvendo a atividade. Afinal, se eles não focarem em um ponto fixo e se concentrarem profundamente, cairão em poucos segundos.

Mente livre e diminuição do estresse

O esforço e a concentração são tão grandes durante a prática que a mente fica em um estado próximo da meditação, aliviando da correria e preocupações do dia a dia. Essa é uma maneira de espairecer a mente e aliviar-se das tensões cotidianas. E… convenhamos: a diminuição dos estresse é um grande benefício nos dias de hoje, concorda?

Bem-estar e contato com a natureza

O esporte ainda tem uma grande interface com espaços naturais, como parques, montanhas e praias. Essa é uma maneira de ter momentos de bem-estar para o seu corpo. Para você ter uma noção, uma pesquisa feita pela Universidade de Chiba, no Japão, revelou que as pessoas que ficam em ambientes naturais, nem que seja por 20 minutos, tem taxas mais baixas de cortisol, o hormônio diretamente relacionado ao estresse. Portanto, pode ser muito bom parar um pouco o ritmo dos grandes centros praticando slackline!

Se você se interessou e quer começar a praticar, não se esqueça de prestar muita atenção aos locais em que vai amarrar a fita. Procure locais resistentes, como árvores com raízes maiores, por exemplo. Além disso, não comece com a corda muito alta. É melhor começar aos poucos e ir aumentando progressivamente do que já logo machucar, não é mesmo?

E você, viu como praticar slackline pode ser muito bom para o seu corpo e mente? Tem alguma dúvida ou alguma experiência no assunto? Não deixe de compartilhar nos comentários!

3 Comments

  1. […] slackline é um esporte que necessita de muito equilíbrio. A prática consiste em atravessar e fazer […]

  2. […] gosta de praticar atividade física está sempre em buscar de novos esportes para experimentar. Um que vem chamando a atenção de […]

  3. […] Equilíbrio, concentração, desafio e adrenalina: o Slackline é um dos esportes que mais cresce em número de praticantes no Brasil. E não é para menos, já que essa prática é uma delícia! Se você ainda não começou a praticar, é bom começar agora! […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *