Respire e relaxe: aprenda 5 técnicas fáceis de meditação

Trickline: tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade
23 de novembro de 2016
Alimentação saudável: 14 dicas para se alimentar bem
29 de novembro de 2016
Veja tudo

Respire e relaxe: aprenda 5 técnicas fáceis de meditação

Em um mundo em que as pessoas vivem com pressa para tudo, nada melhor do que tirar um tempo para meditar, não concorda? Existem diversas técnicas muito simples que você pode praticar em sua própria casa. A atividade traz muitos benefícios para nossa saúde, como a diminuição do estresse e da ansiedade, por exemplo. 

Se você ainda não inseriu essa prática na sua vida por falta de tempo ou por achar muito difícil, aprenda nesse post cinco técnicas fáceis de meditação e comece os exercícios hoje mesmo!

1. Preste atenção na respiração

Muita gente nunca parou para prestar atenção na própria respiração. Se você é uma dessas pessoas, é fácil perceber que existem duas formas de respirar: de forma profunda ou superficial. A maioria das pessoas, que vivem estressadas, respira da segunda forma. O que quer dizer que elas não respiram de maneira consciente, ou seja, apenas automaticamente para oxigenar o cérebro. Prestar atenção na respiração é um dos pilares da meditação. 

Por isso, comece a atividade focando na sua aspiração. Fique atento durante um minuto enquanto o peito se expande e depois se contrai. Feche seus olhos e mantenha sua concentração na inspiração e expiração através do nariz, respirando de forma profunda. Manter as costas retas e o corpo relaxado também ajuda a entrar em estado meditativo ao respirar profundamente.

2. Medite com um mantra

Uma ótima opção para os iniciantes, a meditação com mantra é ideal para quem precisa de energias positivas e quer se sentir mais focado. Para realizar a técnica, basta sentar-se em uma boa posição, e depois inspirar e expirar profundamente. Lembre-se de prestar atenção em sua respiração.

Após estar completamente focado, comece seu mantra, que pode ser qualquer frase pequena ou uma palavra com algum significado para você. Tente, por exemplo, repetir mantras como: “Eu posso mudar o mundo com meus pensamentos”. Você também pode buscar músicas relaxantes com mantras indianos para ouvir nesse momento. 

3. Faça a meditação guiada

Esse tipo de técnica consiste na introdução de um fator externo para conduzir a meditação e é ideal para quem precisa de ajuda para fortalecer sua prática. Através de um vídeo, uma música, uma voz ou até mesmo nossas reflexões, pode ser mais fácil começar a meditar. Busque meditações na internet ou em aplicativos para definir qual o melhor método para você. 

4. Pratique andando

É comum associarmos a meditação com um ambiente silencioso, não é mesmo? Mas você também pode meditar caminhando, afinal, esta é uma das grandes vantagens da técnica, praticá-la de qualquer lugar.

Ao caminhar, preste atenção em sua respiração, inspire e expire, sempre sentindo o ar entrando e saindo dos seus pulmões. A ideia é andar em harmonia junto com sua respiração. Assim você diminui o diálogo mental e fica mais presente. 

5. Medite com batidas binaurais 

Essa meditação nada mais é do que uma técnica que usa batidas binaurais. Elas são usadas para criar duas ondas de frequência diferentes, apresentadas de forma separada, em cada ouvido, e que afetam nossas ondas cerebrais. Mas, para escutar claramente seus sons, é necessário o uso de fones de ouvido. Coloque músicas com sons binaurais e faça sua meditação como de costume.

Depois de conhecer melhor algumas técnicas, fica mais fácil começar a desfrutar dos benefícios da meditação. Ela é um ótimo exercício para conquistarmos mais equilíbrio em nossa vida, e dessa forma encontrar a paz interior em meio ao caos urbano. 

Gostou das técnicas de meditação que demos neste artigo? Então dê a sua opinião! Comente abaixo o que achou das nossas dicas e se você tem o hábito de meditar no seu dia a dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *