Os benefícios da atividade física para as crianças

Entenda como o slackline auxilia na prática de outros esportes
13 de março de 2017
Onde praticar slackline em cidades pequenas
2 de abril de 2017
Veja tudo

Os benefícios da atividade física para as crianças

Todas as pessoas precisam de atividades físicas para se desenvolver e também para conhecer melhor seu corpo. Isso é ainda mais importante para as crianças que, além desses fatores, precisam também desenvolver o controle do corpo, a coordenação motora, agilidade e equilíbrio. Tendo isso em mente, vamos falar um pouco mais dos benefícios da atividade física nessa idade.

Estimulando hábitos saudáveis

É muito legal estimularmos em nossas crianças o hábito de levar uma vida saudável, fazendo exercícios e se alimentando bem.

A prática de exercícios ainda na infância ajuda a desenvolver melhor os ossos e músculos do corpo, além da coordenação motora e equilíbrio. Se as crianças aprenderem a gostar desde cedo de se exercitar, vão levar isso para o futuro e serão adultos mais saudáveis também.

Por isso, incentive seu filho a fazer alguma atividade física pelo menos 60 minutos por dia. Brincadeiras de correr, pular corda, jogar bola e dançar são um ótimo jeito de inserir esse hábito no dia-a-dia das crianças.

A participação dos pais

Sabemos que na correria de hoje em dia, muitas vezes é difícil conseguir acompanhar o ritmo e o pique das crianças. Mas o apoio dos pais é muito importante para desenvolver um novo hábito nos filhos. Podemos ajudar nossas crianças, primeiramente, dando o exemplo de que se mexer é legal e faz bem.

Outro fator muito importante é controlar o tempo que as crianças passam em frente à televisão e ao computador. O adequado é que não ultrapasse 2h o tempo dedicado a essas atividades, mas se houver resistência na hora de sair da frente da telinha, você pode negociar com seus filhos o tempo que achar melhor.

Outra forma de incentivar as crianças é sugerindo atividades que façam movimentar o corpo quando elas disserem que estão entediadas ou sem nada para fazer: sugira que elas joguem bola, pulem corda, brinquem de pega-pega ou soltem pipa, por exemplo. Comprar brinquedos que estimulem a atividade física também é muito legal! Que tal ao invés de dar outro jogo de videogame, presentear as crianças com uma bola ou um frisbee?

Escolhendo uma atividade física

Na hora de escolher uma atividade física para as crianças é importante levar alguns fatores em consideração. Um deles é a idade: crianças de 1 a 5 anos devem fazer de 30 a 60 minutos de atividades diárias, incluindo brincadeiras recreativas ao ar livre; crianças de 6 a 15 anos já podem fazer algum esporte além das brincadeiras e deve-se evitar que elas fiquem paradas por mais de 2h seguidas; já a partir dessa idade, podem se dedicar a alguma atividade mais intensa e até mesmo um esporte.

Outra coisa a se levar em consideração são os gostos e os limites das crianças. Converse com seus filhos para descobrir qual tipo de atividade eles gostam mais e que gostariam de desenvolver. Não adianta querer forçá-los a fazer futebol se eles gostam mais de teatro, por exemplo. Explique as diferentes opções que eles têm para assim escolher algo que irá lhes dar prazer!

Ajudar e incentivar nossas crianças a praticar atividades físicas é muito importante para o desenvolvimento delas. Agora, depois de saber tudo isso, que tal escolherem algo para fazerem juntos na próxima ida ao parque ou à praia? Caso ainda tenha dúvidas sobre os benefícios da atividade física para os pequenos, deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *