Cuidados para conservar seu kit de slackline

A prática do slackline não exige muitos aparatos. É preciso apenas contar com um kit básico que inclui a fita de 15 metros de comprimento – em média –, uma ou duas catracas padrão e as devidas proteções para elas. No entanto, antes de sair comprando qualquer material, pesquise sobre o produto.

No mercado existem diversas marcas, tanto nacionais como importadas. É extremamente importante adquirir um kit de qualidade, pois se a fita não for resistente o suficiente, por exemplo, pode causar acidentes.

Outra maneira de fazer com que a prática dessa modalidade seja sempre saudável, sem riscos, é mantendo o kit em condições adequadas de uso. Se você começou a praticar o slackline há pouco tempo, então confira algumas sugestões para conservar o seu material da melhor maneira possível.

Atenção na hora de guardar o seu kit

Não é porque o kit é pequeno e fácil de guardar que você vai deixá-lo em qualquer canto. Procure armazenar a fita e as catracas em uma bolsa ou mochila. O ideal é que cada peça seja embrulhada separadamente para que não fiquem encostando uma na outra, causando danos.

Alguns kits já vêm com uma bolsa própria para você guardar o seu material e levá-lo para onde quiser. Outra dica importante é não deixar a fita e as catracas em local com muita umidade. Mesmo quando você utiliza as peças para a prática do waterlining – feito sobre a água – é preciso deixar tudo bem sequinho.

Cuidado com a limpeza

Como o slackline pode ser praticado em qualquer lugar, sob as mais diferentes superfícies, é sempre bom limpá-lo antes de guardar. O contato com a areia, por exemplo, pode fazer com que as peças se desgastem mais rapidamente.

Ao chegar em casa lave a fita com água corrente. Não é preciso passar sabão, a não ser que tenha sujado muito. Depois deixe secar um pouco na sombra. Antes de colocar na sacola ou mochila, verifique se não ficou úmida.

Na hora da limpeza evite o uso de produtos químicos. Eles podem danificar a fita e as catracas.

Faça o uso correto de seu kit

Como qualquer outro equipamento esportivo, quando você utiliza de uma forma errada, compromete a durabilidade. Portanto, antes de montar o seu kit de slackline não se esqueça das instruções.

Se durante a montagem você deixar a fita torcida, por exemplo, ela perde até 35% de sua resistência. Caso ainda seja inexperiente no esporte é bom contar com a ajuda de alguém que já pratica a modalidade.

No começo, a distância entre a fita e a superfície não deve ser muito alta, já que as quedas serão inevitáveis. Todos esses cuidados serão imprescindíveis para o sucesso da sua atividade física.

Com todas essas dicas é só pegar o seu kit e se divertir com a prática do slackline que, além de ser um esporte divertido, traz muitos benefícios para a saúde física e mental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *