Conheça a modalidade arrepiante de slackline: Highlining

Aprenda como vencer obstáculos do slackline
9 de maio de 2016
4 campeonatos de slackline para participar ainda em 2016
18 de maio de 2016
Veja tudo

Conheça a modalidade arrepiante de slackline: Highlining

O slackline é um esporte que necessita de muito equilíbrio. A prática consiste em atravessar e fazer manobras em uma fita flexível presa em dois pontos a partir de 60cm de altura em relação ao solo. Há diversas modalidades, mas a mais radical, sem dúvida alguma, é a highline slackline, modalidade bastante curtida pelos mais corajosos.

A seguir, conheça tudo sobre essa modalidade arrepiante do slackline!

O que é o highline slackline

O highline slackline é a prática esportiva de atravessar uma fita flexível em alturas elevadas. É considerado highline slackline quando as fitas estão amarradas em dois pontos fixos a partir de 10 metros de altura.

Para praticar o highline é importante que você já tenha experiência no slackline para não ter problemas maiores na hora da travessia. Comece a praticar o slackline e vá aumentando a altura da fita gradativamente, até ter confiança e poder praticar o highline slackline. É preciso muito treino e foco você para passar para essa modalidade.

Equipamentos de segurança

Na modalidade do highline slackline os equipamentos de segurança são imprescindíveis. Em primeiro lugar, as fitas são diferentes das modalidades que são ancoradas perto do solo, por isso, nunca use uma fita de slackline para praticar o highline. Outro equipamento de segurança para a prática dessa modalidade é a cadeirinha de escalada que ficará entre suas pernas e será amarrada em um leash e em mosquetões, para o caso de queda.

É importante ter uma segunda fita para o caso de que se a principal se romper, você não corra o risco de cair. O capacete também é de extrema importância. Não deixe de usar os equipamentos de segurança, mesmo quando virar um profissional na modalidade.

Onde praticar

Paisagens incríveis podem ser cenários perfeitos para a prática do highline slackline, seja em uma cachoeira, no alto de uma montanha, em pontos perto de praias ou até mesmo em prédios. Há diversos lugares onde a prática do highline é indicada. Em vários locais do Brasil e do mundo você pode arranjar um ponto para essa modalidade, o importante é ter segurança ao fazer e aproveitar o momento.

Dicas importantes ao praticar o highline slackline

Algumas dicas importantes ao praticar o highline slackline podem te ajudar a criar a coragem de que você precisa para pular para essa modalidade. Veja a seguir:

  • Saiba controlar sua adrenalina;
  • Tenha confiança em você mesmo e em seus treinos;
  • Aumente a fita gradativamente, assim aos poucos você poderá adquirir conhecimento e confiança;
  • Não tenha pressa para aprender essa modalidade, isso pode colocar você em risco;
  • Tenha experiência de pelo menos 4 anos no slackline tradicional;
  • Aprenda tudo sobre situações de emergência;
  • Aprenda tudo sobre os climas e os tempos para uma prática segura. Não corra riscos atravessando em meio a uma ventania, por exemplo;
  • Compre os melhores equipamentos para a prática;
  • Nunca faça a travessia sem usar equipamentos de segurança e com uma outra fita para casos de emergência.

O highline slackline é perfeito para quem gosta de adrenalina e consegue se concentrar em situações de risco. Além das paisagens alucinantes, você ainda vencerá diversos obstáculos.

Agora conte para nós: você teria coragem de praticar essa modalidade? Já praticou? Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *