Comece o ano novo cuidando da sua saúde

Slackline como estilo de vida
29 de novembro de 2015
Exercícios ao ar livre: conheça os principais benefícios de praticar esportes outdoor
18 de janeiro de 2016
Veja tudo

Comece o ano novo cuidando da sua saúde

O ano de 2015 está chegando ao fim. Nesse momento, fazemos uma pausa para refletir sobre nossa vida, bem-estar e atitudes. Depois disso, é hora de traçarmos novas metas para o período que está para se iniciar.

Embora seja muito comum que as listas de resoluções de ano novo não sejam cumpridas, fazer a sua ainda é uma excelente ideia. Com foco e perseverança, dá para ter um 2016 muito mais proveitoso e adotar novos comportamentos, dando a sua saúde a atenção que ela merece.

Quer descobrir boas metas para um ano novo mais saudável? Separamos algumas sugestões no post de hoje. Confira!

Faça um check-up

O primeiro passo para começar o ano novo com saúde é procurar um bom médico e realizar um check-up. Especialistas indicam que, especialmente depois dos 40 ou 50, é recomendável fazer uma bateria de exames todos os anos, de forma a prevenir qualquer problema e identificar precocemente alguma alteração.

Para homens, a dosagem de PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal são indispensáveis depois dos 50 anos. Para as mulheres, a mamografia é essencial depois dos 40. Para todos, exames de sangue, urina e o eletrocardiograma são o básico para ficar tranquilo.

Pratique um esporte

Cuidar mais do corpo é uma ótima resolução de ano novo. Aproveite a energia renovada e faça mais exercícios físicos ou, então, pratique esportes regularmente. Escolha uma atividade que lhe dê prazer e não hesite em iniciá-la!

Que tal caminhar todos os dias, entrar numa academia, fazer uma aula bacana ou até mesmo reunir os amigos para um vôlei recreativo ou partidas semanais de basquete? Para quem quer reduzir os impactos e evitar lesões, a natação é uma ótima pedida. Além de melhorar sua saúde e condicionamento, exercícios físicos trazem benefícios para seu sono efelicidade, sendo até mesmo uma ótima forma de fazer novos amigos ou renovar amizades antigas.

Participe de uma ação social

Ajudar os outros pode ser uma ótima forma de melhorar a sua própria saúde. Pessoas que participam de ações sociais, em geral, se sentem melhor consigo mesmas e acabam tendo a cabeça mais tranquila para enfrentar os problemas do dia a dia. De quebra, você faz sua parte e contribui para um mundo melhor. Asilos, creches, comunidades carentes e abrigos de animais não faltam: busque um projeto com o qual você se identifique e viva essa experiência.

Coma mais frutas e vegetais

Começar ano novo com saúde deve sempre passar por uma boa alimentação. Adotar uma dieta mais saudável diminui os riscos de desenvolver diversos tipos de câncer, doenças cardíacas e diabetes. Além disso, ajuda a manter a forma e ficar com o corpo em dia, algo bem desejável para um 2016 mais feliz, não é verdade? O ideal é seguir o básico: comer pelo menos cinco porções de frutas ou vegetais diariamente e pegar leve nas carnes gordas, sal e açúcar.

Divirta-se

Ninguém é completamente saudável se não se divertir. Rir ajuda a relaxar, reduz a pressão arterial e diminui as chances de um ataque cardíaco precoce. Procure sair e aproveitar seu final de semana, frequentando lugares que gosta como cinema, teatro ou dando um bom passeio ao ar livre. Encontrar os amigos para um bom bate-papo também é excelente. Se você gosta de viajar, o ano novo é um bom momento de gastar um pouco das suas economias para conhecer um lugar bacana.

E então, curtiu nossas sugestões para começar o ano novo com saúde? Se ficou interessado e quer ter um 2016 mais saudável, confira também nosso post sobre como os esportes trazem mais equilíbrio a sua vida.

1 Comentário

  1. […] de energia. Assim, você não apenas se mantém forte e saudável, como também garante um bom desempenho no próximo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *