Aprenda como vencer obstáculos do slackline

Alimentação e atividade física: o que comer antes, durante e depois
28 de março de 2016
Conheça a modalidade arrepiante de slackline: Highlining
18 de maio de 2016
Veja tudo

Aprenda como vencer obstáculos do slackline

O slackline surgiu na década de 80, nos Estados Unidos, quando os escaladores esticavam suas cordas e as utilizam para se equilibrar e caminhar. Apesar de ser um esporte relativamente novo, ele vem sendo muito valorizado e já é praticado em todo o mundo.

A popularidade do slackline se dá pela praticidade desse exercício, que pode ser realizado a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Tudo o que você precisa é de uma fita e dois pontos rígidos! Porém, esse esporte exige equilíbrio da mente e do corpo, o que resulta em alguns desafios para quem o pratica, em especial os iniciantes.

Mas, como em qualquer atividade, é preciso vencer obstáculos! Quer aprender como? Então continue a ler nosso post!

Por que devo praticar o slackline?

A grande vantagem desse esporte é a capacidade de aliar benefícios físicos e mentais. Como exige equilíbrio, é preciso que o atleta tenha concentração ao realizá-lo, trabalhando a mente e o corpo simultaneamente. Além disso, essa técnica alia concentração, equilíbrio, velocidade de reação, consciência corporal e coordenação.

Mas não pense que é uma atividade fácil e você já começará fazendo manobras no slack! Esse esporte requer preparo, treino constante e disciplina. Somente com o aprimoramento e aprendizado é possível ter domínio sobre as técnicas.

Por isso, se você quer praticar o slackline, tenha em mente que será necessário muita paciência para superar as dificuldades. Assim como em qualquer esporte!

Como vencer obstáculos do slackline?

Esse esporte exige treino e dedicação. Diversos desafios surgirão pelo caminho, como tombos, dificuldade para executar manobras e falta de materiais. Mas esse quadro pode mudar! Para te ajudar vamos dar algumas dicas de como superar esses desafios e continuar com a prática do slackline:

Tombos

Os tombos são um dos desafios a serem enfrentados em todos os esportes, inclusive no slackline. Como a atividade é realizada sobre uma corda, as chances de cair são maiores, mas isso não quer dizer que você deve desanimar e desistir.

O primeiro passo para enfrentar os tombos é levantar e tentar novamente. Com a prática, o seu corpo vai adquirindo mais equilíbrio e começará a se locomover melhor sobre o slack, sem cair com tanta frequência. Isso fará com que você perca o medo das quedas e se arrisque cada vez mais.

Execução de manobras

Muitos praticantes do slackline se sentem desmotivados pois não conseguem realizar as manobras com perfeição. Mas nenhum atleta chega ao ápice do esporte sem antes ter passado por muitos treinos!

Se você sente dificuldades em realizar as manobras, pratique-as constantemente. Com o tempo, você perceberá que existem certos macetes para realizá-las, e conseguirá se aprimorar cada vez mais.

Materiais necessários para praticar o slackline

Muitos atletas que praticam esse esporte têm uma grande quantidade de equipamentos. No entanto, os iniciantes podem reduzir esse número e adquirir somente os materiais que são essenciais, como a fita, a catraca e os mosquetões. Hoje é possível encontrar vários kits de slackline, que não atrapalham no orçamento e possuem tudo o que é necessário para praticar o esporte.

Viu só? É possível vencer obstáculos do slakcline e continuar com a prática do esporte! Além dos inúmeros benefícios físicos, é possível trabalhar também atributos psicológicos. Por isso, não deixe de buscar superar as dificuldades dessa atividade!

Conhece mais alguma maneira de vencer obstáculos do slackline que não colocamos aqui? Então compartilhe com a gente nos comentários!

1 Comentário

  1. Vinicius Quirino Higa disse:

    MEU NOME É VINICIUS ESTOU NO 5 SEMESTRE DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA (UFGD – DOURADOS MS). CURTO MUITO ESSE ESPORTE, ESSA NOVA MODALIDADE. PARTICIPO DE ALGUNS PROJETOS E CONSEGUI LEVAR ESSA MODALIDADE ATE AS CRIANÇAS DE LA. NO INICIO, A COORDENADORA FICOU MEIA APREENSIVA, COM A IDEIA PREOCUPADA COM A SEGURANÇA DAS CRIANÇAS. MAS DEPOIS DE CONHECER O ESPORTE, O MATERIAL USADO E TODOS OS BENEFÍCIOS OFERECIDOS PERCEBEU A IMPORTÂNCIA QUE A MODALIDADE OFERECE. COM CERTEZA GANHEI NOVOS ADEPTOS AOS ESPORTE E O RESULTADO FOI ÓTIMO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *