5 dicas para manter o corpo e a mente em equilíbrio

Os 3 lugares mais bonitos do mundo para praticar Waterline
17 de dezembro de 2014
Slacker de Janeiro: Thainã Lopes
9 de janeiro de 2015
Veja tudo

5 dicas para manter o corpo e a mente em equilíbrio

Pressão no trabalho, trânsito, contas para pagar, agenda cheia de compromissos. Se você está se sentindo sobrecarregado, cansado física e mentalmente, talvez seja o momento de encontrar uma forma de aliviar toda essa tensão.

Manter mente e corpo em equilíbrio pode te ajudar a encarar o dia-a-dia com mais leveza e disposição. São várias as maneiras de encontrar válvulas de escape e deixar a rotina menos estressante. Separamos algumas delas a seguir. Confira:

1. Gaste energia

A atividade física é uma boa maneira de manter mente e corpo sadios. Ao praticar uma modalidade esportiva, ou uma simples caminhada o corpo libera endorfina, substância química que proporciona a sensação de prazer e bem-estar.

É importante, no entanto, que você escolha uma atividade na qual se sinta bem. Não adianta nada se matricular na academia se a musculação é um martírio. Também é bom começar com calma. Nada de achar que é um maratonista e sair correndo por aí, sem orientação de um profissional. Todas as atividades devem ser monitoradas, para que o impacto não acarrete em um problema de saúde.

Entre as modalidades que proporcionam prazer e relaxamento estão a yoga e o slack (equilíbrio em uma fita), que exigem muita concentração, fazendo com que naquele momento todas as atenções estejam voltadas para os movimentos e a respiração.

shutterstock_100555438

2. Cuide da alimentação

Tão importante quanto se exercitar é ter uma alimentação saudável. Já ouviu dizer que “você é o que você come”? Pois bem. Alimentos muito gordurosos podem ser uma delícia, mas causam diversos males para a saúde.

Ingerir todos os nutrientes na medida certa vai te proporcionar maior disposição. Você provavelmente também não terá problemas com a balança e se sentirá mais feliz. Por isso, respeite os momentos da refeição e faça escolhas que além de saborosas, agradem aos olhos e tragam benefícios à saúde.

3. Procure atividades prazerosas

Você pode até dizer que não tem tempo, mas para manter mente e corpo em equilíbrio é imprescindível viver momentos de satisfação. Mesmo que seja por algumas horas no fim de semana, procure uma atividade na qual você encontre essa sensação de bem-estar.

Se no passado você gostava de desenhar e parou por algum motivo, volte a praticar. Se nunca conseguiu fazer aquela aula de dança, matricule-se. Mesmo que o prazer esteja em cozinhar para a família ou ler um bom livro, não deixe que as atividades físicas fiquem de fora da rotina.

4. Faça planos

Ter objetivos é importante para quem busca o equilíbrio. São eles que norteiam os próximos passos. Quando objetivos são alcançados proporcionam a sensação de dever cumprido, de bem-estar.

Os planos podem envolver questões materiais como a compra de uma casa, de um carro, ou a realização de uma viagem. Por outro lado, você também tem a chance de traçar metas ligadas à espiritualidade ou solidariedade, como passar a dedicar algumas horas da semana a um projeto social.

Ter objetivos claros garantirá mais motivação para o seu dia-a-dia.

5. Evite o estresse

É difícil, mas o ideal é manter a calma diante de qualquer situação. Quando algo provocar algum sentimento ruim a dica é parar e pensar: “O quanto isso realmente deve me afetar?”. Na maioria das vezes, o estresse é provocado por agentes externos que não precisam ser levados tão a sério.

Outra dica para driblar o estresse é encontrar alternativas para o que te deixa irritado. Se o trânsito é algo estressante, ouça uma música, se distraia. O trabalho te sobrecarrega? Faça pausas. Dê uma volta no quarteirão, tome um café com um colega de trabalho. São medidas simples e muito eficazes.

Agora é com você! Que tal colocar em prática todas essas dicas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *